A Coordenadoria de Pesca de São Gonçalo finaliza nesta semana o cronograma de reuniões em março. Será realizado encontro, nesta quarta-feira (29/03), às 10h, com a associação de pescadores da Praia das Pedrinhas, no Boa Vista. Na pauta, vai ser discutida a reativação da colônia de pescadores do município.

De acordo com o coordenador de Pesca, Willians Araújo, as reuniões estão sendo feitas com intuito de preparar e informar a classe para o recadastramento que irá acontecer em abril, com previsão de início no dia 11.

“Essa vai ser a última reunião do mês de março. Além dos próprios pescadores da Praia das Pedrinhas, representantes de outras associações também devem estar presentes, pois iremos discutir a reativação da colônia em São Gonçalo”, explicou Willians, lembrando que nesse mês foram realizadas reuniões com a associação da Praia da Luz, Capitania dos Portos, Faetec e Ibama.

O recadastramento dos pescadores artesanais será feito em paralelo à revisão e legalização das embarcações. As informações do recadastramento são repassadas ao Ministério da Pesca e Aquicultura, para que seja garantido acesso aos programas sociais do governo federal, como microcrédito, assistência social e o seguro desemprego, que é pago nos meses do defeso – período em que é proibida a pesca para proteger a reprodução dos peixes.

Profissionalização

Durante o recadastramento, os pescadores poderão se inscrever gratuitamente no curso de Pescador Profissional, conhecido como POP. Ele garante autorização para que o pescador exerça suas atividades em alto mar. Na grade curricular, os alunos têm acesso a disciplinas como: salvatagem, primeiros socorros e combate a incêndio. O inicio e duração das aulas ainda será estabelecido pela Coordenadoria de Pesca.

ARTIGOS SEMELHANTES

0 76

sem comentários

Deixe uma resposta