As belezas e a identidade cultural do bairro Itaoca, em São Gonçalo, estão sendo retratadas na exposição gratuita “Pescando Sustentabilidade”, que foi aberta na noite desta quinta-feira (22), no Partage Shopping, Centro. As peças são feitas por artesãs da colônia de pescadores da Praia da Luz, que coletam objetos descartados na orla e dão uma nova roupagem para plásticos, restos de madeira e demais materiais descartados irregularmente no meio ambiente. O trabalho oriundo da reciclagem fica exposto de segunda a sexta-feira, até o dia 4 de março, e tem apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Quadros, jarros, potes e luminárias em forma de mosaicos feitos através da reciclagem. Quem for até a exposição poderá apreciar e adquirir as peças, que variam entre R$15 e R$200. Uma das idealizadoras do projeto, Aline da Silva, 39 anos, conta que a iniciativa ajuda as famílias de pescadores a complementarem a renda familiar.

“Este é um projeto antigo, que estava parado e voltou no final de 2017, através do apoio da Secretaria de Meio Ambiente. Sou pescadora e trabalho desde 2000 com artesanato. Comecei nesta atividade como forma de limpar a praia, junto a outras famílias de pescadores que também atuam comigo. Sentimos a necessidade de tomar uma providência e preservar o local que é o nosso sustento”, ressaltou.

A abertura da exposição contou com a presença da chefe de Gabinete, Eliane Gabriel, secretário de Segurança Pública e Transportes, Felipe Brito, subsecretário de Posturas, Everson Fernandes, e do secretário de Meio Ambiente, Rafael Magalhães (Fael), que destacou a importância em abraçar causas nobres como esta.

“A coordenadora da nossa secretaria, Aretha Salles, ficou sabendo deste projeto, que estava parado, e me alertou para a oportunidade de o reativarmos. Demos todo apoio estrutural, conseguimos o espaço e montamos a exposição. Este trabalho é muito importante, pois além de fomentar a cultura e garantir renda aos pescadores, ele cuida do meio ambiente”, afirmou.

Serviço – Exposição Pescando Sustentabilidade

Data: 22/02 até 04/03;
Horário: 13h às 21h;
Local: Partage Shopping;
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 425, Centro.

ARTIGOS SEMELHANTES

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta